Mundo
Putin assina decreto e Rússia se apropria da usina nuclear de Zaporizhzhia
O texto é publicado dias antes de uma possível visita a Moscou do diretor-geral da Agência Internacional de Energia Atômica


A Rússia tomou formalmente a usina nuclear de Zaporizhzhia, no sul da Ucrânia, que as forças de Moscou ocupam há meses.
O movimento foi oficializado por um decreto assinado pelo presidente Vladimir Putin e publicado nesta quarta-feira 5.
“O governo deve garantir que as instalações nucleares da usina […] sejam aceitas como propriedade federal”, diz o decreto.
O texto é publicado dias antes de uma possível visita à Rússia do diretor-geral da Agência Internacional de Energia Atômica, Rafael Grossi.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também

UE tem acordo para novas sanções contra Rússia após anexação de quatro regiões da Ucrânia
Por AFP
Ucrânia anuncia libertação de cidade estratégica em região anexada pela Rússia
Por AFP
Ucrânia acusa Rússia de matar 24 civis em seus carros no nordeste do país
Por AFP