Mundo
Putin anuncia acordo de anexação de regiões ucranianas: ‘Nossos cidadãos para sempre’
Presidente russo insta um cessar imediato das hostilidades


O presidente da Rússia, Vladimir Putin, anunciou nesta sexta-feira 30 a anexação de quatro regiões ucranianas após a vitória em “referendos” realizados na nesta semana. As votações foram amplamente denunciadas pela Ucrânia e por seus aliados ocidentais.
“Assinamos hoje um acordo sobre a integração” afirmou o presidente russo em discurso no Kremlin a membros do governo e outros representantes do Estado. Putin declarou ainda que os habitantes das regiões anexadas serão “nossos cidadãos para sempre”.
“Os habitantes de Lugansk e Donetsk, Kherson e Zaporizhia se tornam nossos cidadãos para sempre”, disse. “As pessoas votaram pelo nosso futuro comum”.
No discurso, ele ainda instou a Ucrânia a “cessar imediatamente as hostilidades” e volte a negociar.
“Instamos ao regime de Kiev que cesse imediatamente os disparos, todas as hostilidades e volte à mesa de negociações”, expressou Putin a funcionários do governo.
(Com informações da AFP)
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.