Mundo
Promotor denuncia 5 pessoas pela morte por overdose do ator Matthew Perry
Um dos médicos acusados, Salvador Plasencia, pode pegar até 120 anos de reclusão em presídio federal


Cinco pessoas foram acusadas pela morte por overdose do ator Matthew Perry, estrela da popular série de televisão Friends, em 2023.
“Os acusados se aproveitaram dos problemas de dependência de Perry para enriquecer. Eles sabiam que o que estavam fazendo era errado. Sabiam que era um risco muito grande para Perry, mas o fizeram mesmo assim”, disse o promotor da Califórnia, Martin Estrada. “No fim, os acusados estavam mais interessados em tirar proveito do senhor Perry do que preocupados com seu bem-estar.”
Os cinco denunciados incluem dois médicos e um assistente do ator.
Um dos médicos, Salvador Plasencia, pode pegar até 120 anos de reclusão em presídio federal, disse Estrada.
Mais cedo, a emissora de TV NBC, que citou funcionários judiciais, assinalou que uma detenção havia sido realizada, enquanto o site de notícias sobre celebridades TMZ indicou que houve “múltiplas” detenções, entre elas a de um médico, no âmbito de uma investigação policial para apurar como o ator havia conseguido a droga.
Segundo o TMZ, que citou fontes policiais, “pelo menos um médico foi detido, com vários traficantes que ajudaram a organizar e entregar quetamina a Perry”.
Uma autópsia havia determinado que a causa de sua morte foram “os efeitos agudos da quetamina”, uma droga controlada que, acredita-se, o dependente químico em recuperação estava tomando como parte de um tratamento supervisionado.
A forma como Perry obteve a droga – aparentemente não tinha recebido sua sessão de infusão de quetamina por vários dias – se tornou um tema de investigação legal, e a polícia de Los Angeles confirmou em maio que estava investigando a morte.
Embora só tenham sido encontradas pequenas quantidades da substância em seu estômago, foi detectado um alto nível em sua corrente sanguínea.
Médicos e veterinários costumam usar a quetamina como anestésico, e cientistas têm testado seu uso no tratamento da depressão. Os usuários clandestinos a consomem ilicitamente por seus efeitos alucinógenos.
Perry, de 54 anos, que interpretou o personagem Chandler Bing na série de sucesso na TV americana entre 1994 e 2004, foi encontrado inconsciente na piscina de sua casa em outubro de 2023 e dado como morto, provocando uma comoção mundial entre seus fãs e colegas.
Friends, que acompanhava o cotidiano de seis nova-iorquinos divididos entre as atribulações da vida adulta, seus encontros amorosos e suas carreiras profissionais, atraiu um grande número de seguidores em todo o mundo e transformou atores até então desconhecidos em mega-astros que conquistaram um lugar no coração de milhões de telespectadores.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.