Mundo
Procurador venezuelano questiona acidente de Lula e o acusa de ‘engano’ por veto nos Brics
O presidente brasileiro cancelou a viagem à Rússia por recomendação médica após sofrer um acidente doméstico em que bateu a nuca e receber cinco pontos
O procurador-geral da Venezuela, Tarek William Saab, questionou neste sábado 26 o acidente doméstico sofrido pelo presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, e o acusou de usar o evento como “álibi” e “engano” para impedir a entrada da Venezuela nos Brics.
“Fontes diretas e próximas do Brasil me informam que o presidente Lula da Silva manipulou um suposto acidente para usá-lo como álibi para não comparecer à recente cúpula dos Brics, e que essa versão não passou de uma farsa para perpetrar o veto contra a Venezuela”, afirmou em um comunicado divulgado nas redes sociais.
O presidente brasileiro cancelou a viagem à Rússia para a reunião dos Brics por recomendação médica após sofrer um acidente doméstico em que bateu a nuca e precisou receber cinco pontos.
Três dias após o acidente, a equipe médica indicou que o presidente está em situação “estável” e “apto” para exercer a rotina de trabalho.
A reunião na Rússia contou com a presença de representantes do Ministério das Relações Exteriores do Brasil que, de acordo com a Venezuela, impediram a entrada do país nos Brics como membro ativo.
“O que era um forte boato, infelizmente parece ser corroborado por um vídeo divulgado ontem, onde o presidente Lula é visto saudável, usando suas faculdades e agindo com total cinismo (…) Lula reapareceu sorridente e ileso, mostrando que ele usou esse ‘acidente’ para mentir para o Brasil, os Brics e o mundo inteiro, fato pelo qual ele deve ser investigado”, disse Saab.
O governo venezuelano considerou o veto aos Brics como uma “agressão”. O ex-ministro das Relações Exteriores e conselheiro de Lula, Celso Amorim, disse que o veto tinha relação com uma “quebra de confiança”.
De acordo com Amorim, Maduro prometeu a Lula divulgar as atas eleitorais da votação de 28 de julho, na qual ele foi proclamado presidente reeleito em meio a denúncias de fraude. Até o momento, a autoridade eleitoral não publicou as atas, como a lei exige.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também
Commonwealth reconhece que ‘chegou o momento’ de debater sobre reparações pela escravidão
Por AFP
Beyoncé expressa apoio a Kamala Harris; Trump ataca a migração ilegal
Por AFP
Irã afirma que tem o ‘dever de se defender’ após os bombardeios israelenses
Por AFP



