Mundo

Primeiro-ministro de Israel exonera ministro da Defesa

O primeiro-ministro israelense exonerou seu ministro da Defesa depois que ele pediu uma pausa de um mês no controverso processo de reforma judicial, impulsionado pelo governo

Foto: Menahem Kahana/AFP
Apoie Siga-nos no

O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, exonerou, neste domingo 26, seu ministro da Defesa depois que este pediu, no sábado, uma pausa de um mês no controverso processo de reforma judicial, impulsionado pelo governo.

“O primeiro-ministro, Benjamin Netanyahu, decidiu destituir o Ministro da Defesa, Yoav Galant”, informou o gabinete do premiê em um comunicado.

Em um discurso na noite de sábado, Galant, que pertence ao mesmo partido de Netanyahu, conservador Likud, disse temer que a divisão sobre a reforma crie uma “ameaça real para a segurança de Israel”.

Desde que o governo Netanyahu, um dos mais à direita da História de Israel, apresentou em janeiro um projeto de reforma judicial, o país está dividido e há manifestações contrárias a cada semana.

A reforma quer aumentar o poder dos cargos eletivos em detrimento do Poder Judiciário e, segundo seus críticos, põe em risco o caráter democrático do Estado de Israel.

ENTENDA MAIS SOBRE: , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo