Mundo
Primeira fumaça do conclave é preta
Cardeais reunidos para eleger o novo papa não chegaram a um acordo para nomear o sucessor de Bento XVI
Uma espessa fumaça preta saiu nesta terça-feira 12 da chaminé da Capela Sistina, indicando que os cardeais reunidos para eleger o novo Papa não chegaram a um acordo para nomear o sucessor de Bento XVI.
Às 18h40 em Roma, 15h40 de Brasília, e durante alguns minutos a fumaça escura que saiu da pequena chaminé de cobre foi recebida com decepção pelas milhares de pessoas reunidas na Praça de São Pedro para a ocasião.
Poucas horas antes, as portas da Capela Sistina foram fechadas para dar início ao conclave, no qual os 115 cardeais com direito a voto (por terem menos de 80 anos) juraram manter silêncio sobre as deliberações para eleger o próximo pontífice.
O ritual de conclave começou pela manhã na Basílica de São Pedro com uma missa na qual foi feito um apelo pela “união” dos católicos num momento crucial para a Igreja.
O próximo Papa deverá enfrentar importantes desafios, a começar pela situação inédita de viver a poucos metros do agora Papa Emérito Bento XVI, que renunciou por falta de forças.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.