Mundo
Presidente do Peru é agredida por mulher durante evento
Agressora teve o marido morto durante um protesto contra o governo de Dina Boluarte
A presidente do Peru, Dina Boluarte, foi agredida por uma manifestante durante a participação em um evento na cidade de Ayacucho, neste sábado 20. Boluarte teve o cabelo puxado após uma das agressoras se aproximar pelas costas.
Boluarte participava da colocação da primeira pedra do asfaltamento de uma estrada junto do governador de Ayacucho, Wilfredo Oscorima, quando o incidente ocorreu. A agressora, identificada como Ruth Bárcena, é viúva de Leonardo Ancco que morreu durante um confronto violento com a polícia em meio a protestos contra o governo de Boluarte.
Familiares de víctimas por la represión de Dina Boluarte la cogen de los pelos y la insultan como acto de repulsa en su visita a Ayacucho. No es agresión, es protesta por la muerte de peruanos.pic.twitter.com/I2YXjbmkPW
— Aníbal Garzón 🌎 (@AnibalGarzon) January 21, 2024
Bárcena alega que o puxão de cabelo foi uma forma de chamar a atenção para as 18 mortes, incluindo a de seu marido, ocorridas pela repressão policial aos protestos contra a presidente. Ela acusa Boluarte de ser responsável diretamente pela morte de seu marido.
*Com informações da AFP
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.


