Mundo
Presidente da Comissão Europeia saudou ‘bom acordo’ comercial entre UE e EUA
A UE e os EUA anunciaram um acordo que estabelece uma tarifa geral de 15%


A União Europeia e os Estados Unidos alcançaram um “bom acordo” comercial que evita uma escalada de tarifas, disse neste domingo 27 a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, após se reunir com o presidente americano, Donald Trump.
Ao final de uma reunião de pouco mais de uma hora, Von der Leyen disse que este é “um bom acordo”. Por sua vez, Trump afirmou que o entendimento alcançado é bom “para todos”.
Trata-se de “um acordo comercial entre as duas maiores economias do mundo. É um acordo enorme”, afirmou Von der Leyen.
A UE e os EUA anunciaram um acordo que estabelece uma tarifa geral de 15%. Além disso, o bloco europeu se comprometeu com compras de cerca de 750 bilhões de dólares (4,18 trilhões de reais) em energia.
Desde que retornou à Casa Branca, Trump adotou uma nova política comercial baseada em tarifas elevadas sobre as importações, que no caso da UE poderiam ter chegado a 30%.
Diante desse cenário, a UE esforçou-se em alcançar uma solução negociada para evitar uma guerra comercial de consequências imprevisíveis.
Simultaneamente, a UE havia avançado na definição de um enorme pacote de represálias para o caso de os esforços de negociação não prosperarem.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.