Mundo

Presidente da Bolívia alcança 60% dos votos na apuração oficial

Com 90,94% das urnas abertas, Evo Morales conseguiu vantagem de 35% em relação ao segundo candidato mais votado e segue para terceiro mandato

Presidente da Bolívia alcança 60% dos votos na apuração oficial
Presidente da Bolívia alcança 60% dos votos na apuração oficial
Atual presidente, Evo Morales busca seu quarto mandato consecutivo Evo Morales conseguiu ampla vantagem em relação ao segundo colocado
Apoie Siga-nos no

O presidente boliviano e candidato à reeleição, Evo Morales, chegou a 60% dos votos na apuração oficial, o que lhe garante o terceiro mandato (2015-2020), e está a um passo de garantir o controle do Congresso, anunciou o tribunal eleitoral.

Morales conseguiu uma vitória folgada sobre a oposição, com uma vantagem de 35% para o segundo candidato mais votado, o empresário de centro Samuel Doria Medina, que recebeu 24,98% dos votos. O ex-presidente liberal Jorge Quiroga teve 9,41%.

O social-democrata Movimento Sem Medo (MSM), que apoiou a candidatura do advogado Juan del Granado, e o Partido Verde (PV), do indígena Fernando Vargas, correm o risco de perder a presença no cenário político, pois nenhum conseguiu superar o mínimo de 3% dos votos exigidos pela lei.

A apuração oficial está em 90,94% das urnas, pois alguns locais terão uma nova votação após impugnações por diversas irregularidades, segundo o tribunal eleitoral.

Um comunicado dos bispos católicos cita “denúncias de irregularidades graves na apuração oficial dos votos, fatos que inevitavelmente provocam dúvidas e suscetibilidades sobre o processo eleitoral”.

As pesquisas de boca de urna divulgadas domingo apontaram uma vitória de Morales com mais de 60% dos votos.

Com 10% dos votos por apurar, o partido Movimento Ao Socialismo (MAS) também avança para o controle de dois terços do Congresso bicameral.

Segundo estimativas preliminares, o MAS controla o Senado, mas ainda precisa de uma cadeira para conquistar dois terços da Câmara dos Deputados.

A Assembleia Legislativa Plurinacional está composta por 36 senadores e 130 deputados.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.

CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.

Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo