Mundo
Presidente chinês reafirma compromisso em manter bons laços com EUA
Xi Jinping se reuniu com o conselheiro de Segurança da Casa Branca, Jake Sullivan


O presidente chinês, Xi Jiping, afirmou nesta quinta-feira 29 ao conselheiro de Segurança da Casa Branca, Jake Sullivan, que o compromisso do seu país em manter bons laços com os Estados Unidos “não mudou”, informou a imprensa estatal.
“O compromisso da China com o objetivo de um desenvolvimento estável, saudável e sustentável das relações China e Estados Unidos não mudou”, afirmou Xi a Sullivan durante uma reunião em Pequim, informou o canal estatal CCTV.
O conselheiro de Segurança do presidente americano Joe Biden desembarcou em Pequim na terça-feira para uma visita de três dias, durante a qual também se reuniu com o general chinês Zhang Youxia, vice-presidente da Comissão Militar Central, e com o ministro das Relações Exteriores, Wang Yi.
Sullivan declarou a Xi que Biden “está ansioso” por voltar a falar com ele “nas próximas semanas”.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.