Mundo
Premiê grego convoca eleições para maio após desastre ferroviário
Em 28 de fevereiro, a colisão entre dois trens deixou 57 mortos e provocou uma onda de protestos na Grécia contra o governo


O primeiro-ministro grego, Kyriakos Mitsotakis, anunciou, nesta terça-feira 21, a convocação de eleições gerais para maio, três semanas após uma catástrofe ferroviária que causou indignação no país.
“Posso dizer com certeza que as eleições serão realizadas em maio”, afirmou Mitsotakis, líder do partido conservador Nova Democracia, em declarações ao canal Alpha.
Em 28 de fevereiro, a colisão entre dois trens deixou 57 mortos e provocou uma onda de protestos na Grécia contra o governo.
O mandato do governo conservador, no poder há quase quatro anos, termina em julho.
O governo havia previsto convocar eleições em abril, segundo a imprensa local, mas o desastre ferroviário, o mais mortal da história do país, forçou uma mudança de planos.
A responsabilidade pelo acidente foi atribuída principalmente ao chefe noturno da estação de trens, que foi colocado em prisão preventiva.
Mas especialistas e a imprensa acusam o governo de Mitsotakis de não ter agido em quatro anos de legislatura para remediar as deficiências crônicas do sistema ferroviário grego.
Afetado por uma gestão da tragédia considerada calamitosa, Mitsotakis prometeu “transparência absoluta” na investigação judicial.
A Grécia já havia entrado em período pré-eleitoral quando um escândalo de escutas telefônicas estourou no verão passado, acertando um duro golpe no gabinete do primeiro-ministro.
Desde então, a oposição de esquerda exigia a antecipação das eleições.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Nova York se prepara para o provável indiciamento de Trump
Por AFP
Putin ameaça ‘responder’ se Reino Unido fornecer mísseis com urânio à Ucrânia
Por AFP
China e Rússia expressam ‘preocupação’ com a presença crescente da Otan na Ásia
Por CartaCapital
Putin defende o uso do yuan chinês no comércio entre países da Ásia, África e América Latina
Por CartaCapital