Mundo

Prefeito de Nova York chama Bolsonaro de “ser humano perigoso”

Bill de Blasio pediu que Museu de História Natural dos EUA cancele evento que homenageia o presidente como a “personalidade do ano”

Prefeito de Nova York chama Bolsonaro de “ser humano perigoso”
Prefeito de Nova York chama Bolsonaro de “ser humano perigoso”
Bill de Blasio, prefeito de Nova York. Foto: Michael Appleton/Mayoral Photography Office
Apoie Siga-nos no

O democrata Bill de Blasio, prefeito de Nova York, chamou na sexta-feira 12 o presidente Jair Bolsonaro (PSL) de “um ser humano muito perigoso” durante uma entrevista a uma rádio local, além de destacar o “racismo evidente” e a “homofobia” do líder brasileiro. 

Blasio ainda pediu que o Museu de História Natural dos Estados Unidos cancele um evento da Câmara de Comércio Brasil-Estados Unidos que acontecerá na instituição, no qual Bolsonaro será homenageado como a “personalidade do ano”. “

“Acredito na Primeira Emenda (que garante a liberdade de expressão), mas se falamos de uma instituição apoiada com fundos públicos e falamos de alguém que está fazendo algo tangivelmente destrutivo, estou desconfortável com isto”, disse o prefeito em relação ao evento.

“Eu certamente pediria ao museu que não permitisse que ele fosse recebido lá”, completou.

Foto: Marcos Corrêa/PR

O museu aluga alguns de seus espaços para eventos como forma de incrementar a sua receita. O jantar de gala da Câmara de Comércio Brasil-Estados Unidos acontecerá em 14 de maio. 

Devido à pressão pública de ambientalistas, que questionam as políticas públicas de Bolsonaro para a Amazônia, o museu chegou a dizer que “estava profundamente preocupado” e avaliava se o evento ocorreria.

Mas segundo o jornal New York Post, a instituição disse na sexta-feira que o “evento é externo e privado, e não reflete de maneira alguma a posição do museu de que há uma necessidade urgente de se conservar a floresta amazônica”.

ENTENDA MAIS SOBRE: , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.

O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.

Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.

Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo