Mundo

Ponto de não retorno para aquecimento irreversível pode ter sido superado

‘O desaparecimento do gelo de verão Ártico é uma das primeiras minas neste campo minado’, apontou pesquisador que analisa a região

Ponto de não retorno para aquecimento irreversível pode ter sido superado
Ponto de não retorno para aquecimento irreversível pode ter sido superado
Geleira conhecida como Okjökull foi declarada morta em 2014 (Foto: Jeremie Richard/AFP)
Apoie Siga-nos no

O ponto de não retorno para um aquecimento irreversível pode ter sido superado, advertiu nesta terça-feira 15 o cientista alemão que comandou a maior expedição enviada ao Ártico.

“Apenas o estudo dos próximos anos nos permitirá saber se ainda podemos salvar a camada de gelo do Ártico, presente o ano todo graças a uma proteção do clima, ou se já atravessamos o ponto de não retorno”, disse Markus Rex, oito meses após o retorno da missão internacional que passou um ano no Ártico.

“O desaparecimento do gelo de verão Ártico é uma das primeiras minas neste campo minado, um dos primeiros pontos de não retorno a que chegamos quando vamos longe demais no aquecimento [global]”, completou o cientista em uma entrevista coletiva em Berlim, ao lado da ministra da Educação e Pesquisa, Anja Karliczek.

De fato, “podemos nos perguntar se já não estamos caminhando sobre esta mina e ativamos o início da explosão”, disse.

Se este ponto irreversível for ultrapassado, isto pode gerar consequências “de efeito dominó” para o planeta, advertiu o cientista e “agravar ainda mais o aquecimento com o desaparecimento da calota polar da Groenlândia ou o degelo de zonas amplas do permafrost do Ártico”

 

A maior expedição enviada ao Polo Norte, chamada MOSAIC, retornou a Alemanha em outubro e seus líderes alertaram sobre a ameaça que existe para a camada de gelo, que desaparece a uma “velocidade dramática”.

Durante os 389 dias no mar, as equipes a bordo do quebra-gelo “Polarstern” coletaram muitas informações sobre a mudança climática, sobretudo nos meses que o navio permaneceu à deriva no gelo do Polo Norte.

O retrocesso do gelo é considerado pelos cientistas o “epicentro do aquecimento global”, segundo Rex.

ENTENDA MAIS SOBRE: , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.

O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.

Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.

Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo