Mundo

Polícia argentina prende militante de extrema-direita que apoiou o atentado contra Cristina

No vídeo que despertou a atenção das autoridades, José Derman lamenta o fato de Fernando Montiel ter falhado ao tentar disparar na líder peronista

Polícia argentina prende militante de extrema-direita que apoiou o atentado contra Cristina
Polícia argentina prende militante de extrema-direita que apoiou o atentado contra Cristina
José Derman, detido por apoiar o atentado contra Cristina Kirchner. Foto: Reprodução
Apoie Siga-nos no

Policiais prenderam um militante de extrema-direita na Argentina que apoiou na internet o atentado contra a vice-presidenta Cristina Kircher, em 1º de setembro.

Segundo o jornal La Nación, o homem, identificado como José Derman, publicou no YouTube um vídeo intitulado Nosso total apoio ao herói brasileiro que tentou fazer justiça pelos argentinos. Trata-se de uma referência a Fernando Montiel, o responsável por tentar disparar na líder peronista.

A Polícia de Buenos Aires se dirigiu a três endereços: a casa de Derman, outro imóvel vinculado a ele e um local conhecido como Centro Cultural Kyle Rittenhouse, onde teriam encontrado pinturas e inscrições ligadas à extrema-direita.

De acordo com o diário argentino, os agentes também apreenderam um projétil de morteiro de 83 centímetros, a ser detonado pela Polícia de Buenos Aires.

No vídeo que despertou a atenção das autoridades, Derman lamenta o fato de Montiel ter falhado ao tentar atirar em Cristina, ataca o governo de Alberto Fernández e defende “arrancar o marxismo pela raiz”.

No domingo 4, a companheira de Fernando Montiel foi detida Buenos Aires por ordem da juíza responsável pelas investigações. A mulher, identificada como Brenda Uliarte, foi gravada na companhia do agressor no dia do atentado, ao contrário de sua versão inicial de que não o havia visto nas 48 horas anteriores ao episódio.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

2026 já começou

Às vésperas das eleições de 2026, o País volta a encarar um ponto de inflexão: o futuro democrático está novamente em jogo.

A ameaça bolsonarista não foi derrotada, apenas recuou. No Congresso, forças conservadoras seguem ditando o ritmo. Lá fora, o avanço da extrema-direita e os conflitos em Gaza, no Irã e na Ucrânia agravam a instabilidade global.

Se você valoriza o jornalismo crítico, independente e comprometido com a democracia, este é o momento de agir.

Assine ou contribua com o quanto puder.

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo