Esporte
Polícia abre investigação por insultos racistas a atacante do Bournemouth no estádio do Liverpool
O ganês Antoine Semenyo foi alvo dos insultos durante partida pela Premier League, que terminou com a vitória do Liverpool por 4 a 2
A polícia inglesa anunciou que abriu uma investigação após um torcedor do Liverpool ter proferido insultos racistas contra o atacante ganês Antoine Semenyo, do Bournemouth, no jogo de abertura da Premier League.
O jogador declarou neste sábado (16), um dia depois da partida, que os insultos que recebeu o marcarão “para sempre”. “Não pelas palavras de uma pessoa, mas porque toda a família do futebol se uniu” para apoiá-lo, explicou.
O jogo, que terminou com a vitória do Liverpool por 4 a 2, foi paralisado aos 29 minutos, quando Semenyo relatou os insultos por parte de um torcedor dos ‘Reds’, um homem de 47 anos, que foi expulso do estádio de Anfield.
Depois da partida, a Premier League anunciou que abriria uma investigação interna e que dava todo o seu apoio ao jogador. Em comunicado, a organização do campeonato inglês afirmou que iria “trabalhar com as partes envolvidas e as autoridades para garantir que nossos estádios ofereçam um ambiente inclusivo e agradável para todos”.
Na sexta-feira, o zagueiro holandês Virgil van Dijk, capitão do Liverpool, disse que o episódio foi uma “vergonha” e pediu “educação para as gerações mais jovens” contra o racismo.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também
Mais de 90% dos consumidores negros relatam racismo em lojas no Brasil, revela pesquisa
Por Do Micro ao Macro
Jogador do Atlético-MG é alvo de racismo torcedor em jogo na Colômbia
Por CartaCapital



