Mundo
PIB dos EUA cresceu 2,8% em 2024
Os gastos dos consumidores e investimentos e gastos do governo impulsionaram o crescimento


O Produto Interno Bruto (PIB) dos Estados Unidos cresceu 2,8% em 2024, sustentado pelos gastos dos consumidores e do governo, de acordo com dados divulgados nesta quinta-feira 30 pelo Departamento do Comércio.
A maior economia do mundo cresceu 2,3% no último trimestre do ano passado.
Os gastos dos consumidores, os investimentos e os gastos do governo estavam entre os fatores que impulsionaram esse crescimento, de acordo com o Departamento do Comércio.
A economia americana se manteve firme apesar do contexto de altas taxas de juros, apoiada por um forte mercado de trabalho, com um baixo desemprego e salários crescentes, o que permitiu que os consumidores continuassem gastando.
Os consumidores foram “a base da economia e o principal motor do crescimento resiliente em 2024”, disse Matthew Martin, economista sênior da Oxford Economics.
O especialista espera que a tendência continue por enquanto.
“Acreditamos que a renda real disponível continuará crescendo, e isso levará a gastos contínuos”, disse à AFP.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.