CartaExpressa
PF deflagra operação contra migração ilegal para os Estados Unidos
A ação decorre do caso de seis brasileiros agredidos no México, em maio


A Polícia Federal deflagrou nesta terça-feira 16 uma operação contra um grupo envolvido na migração ilegal de seis brasileiros para os Estados Unidos. Os agentes cumpriram dois mandados de busca e apreensão em Governador Valadares (MG).
Em maio, os migrantes foram abordados em Cancún, no México, quando se dirigiam aos Estados Unidos. Segundo a PF, criminosos os submeteram a agressões físicas e psicológicas.
No decorrer da investigação, um suspeito de chefiar o grupo que promoveu a migração ilegal foi detido nos Estados Unidos por “irregularidades migratórias”.
A PF sustenta que ele contava com uma rede de apoio no Brasil para receber e movimentar o dinheiro que os migrantes pagavam para tentar atravessar a fronteira. O homem detido deve ser deportado pelas autoridades norte-americanas.
“A Polícia Federal alerta para os riscos que envolvem a migração ilegal, especialmente a rota terrestre entre México e EUA, considerada a mais perigosa do mundo por organizações internacionais”, diz a corporação.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Senador democrata Bob Menéndez é declarado culpado de corrupção nos EUA
Por AFP
México pede aos EUA que regulem a venda de armas após atentado contra Trump
Por AFP
EUA afirmam a Israel que número de civis mortos em Gaza é ‘inaceitavelmente elevado’
Por AFP