CartaExpressa
Pesquisa eleitoral francesa segue indicando vitória de Macron sobre Le Pen
De acordo com a Ipsos & Sopra Steria, Macron oscilou 0,5%, marcando 56%, enquanto Le Pen oscilou para baixo, chegando a 44%. Eleitores votam no dia 24 de abril


Uma nova pesquisa eleitoral nesta segunda-feira 18 sobre o 2º turno da eleição na França apontou o candidato à reeleição Emmanuel Macron à frente da representante da extrema-direita Marine Le Pen.
De acordo com o levantamento Ipsos & Sopra Steria, Macron oscilou 0,5% para cima desde o estudo de 16 de abril, marcando 56%, enquanto Le Pen oscilou para baixo os mesmos 0,5%, chegando a 44%.
Os percentuais indicam estabilidade. A maior marca de Le Pen desde março deste ano para um 2º turno contra Macron foi atingida em 2 de abril, quando marcou 47%, contra 54% de Macron.
O mesmo placar foi visto em 7 e 8 de abril, pouco antes da votação do 1º turno em 10 de abril. Assim que começou o 2º turno, Le Pen não ultrapassou os 45%. Os eleitores franceses irão novamente às urnas no domingo 24.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.