Mundo

Pelo menos cinco crianças morrem em novo ataque aéreo de Israel no Líbano

O exército israelense confirmou ter realizado um ‘ataque direcionado’ na região

Pelo menos cinco crianças morrem em novo ataque aéreo de Israel no Líbano
Pelo menos cinco crianças morrem em novo ataque aéreo de Israel no Líbano
Os danos no local de um ataque israelense nos subúrbios ao sul de Beirute em 20 de setembro de 2024. Foto: Anwar AMRO / AFP
Apoie Siga-nos no

Pelo menos cinco crianças morreram após um novo ataque aéreo atribuído a Israel nesta sexta-feira 20 em Beirute, capital do Líbano, de acordo com fontes oficiais do país. O total de mortes, segundo o Ministério da Saúde do Líbano, é de oito. Há, ainda, outras 59 pessoas feridas.

A agência de notícias libanesa NNA informou que o ataque atingiu um prédio residencial “no horário de pico”. O ataque aconteceu durante a tarde, pelo fuso horário libanês.

Ambulâncias e veículos dos bombeiros foram enviados ao local e há registros de pessoas feridas sendo deslocadas.

O exército israelense confirmou “um ataque direcionado” à capital libanesa, conforme informou a AFP. Não foram informados, porém, os meios utilizados na ação.

A NNA informou que um avião “inimigo” do tipo caça F35 lançou os ataques, que teriam atingido mais de um prédio.

Uma jornalista correspondente da rede Al Jazeera no Líbano afirmou que as primeiras imagens a que teve acesso mostram o prédio “totalmente destruído”. Naquele momento, as fotos já indicavam, segundo o repórter, grandes chances do ataque ter atingido civis.

Uma fonte próxima ao Hezbollah, em contato com a AFP, disse que o bombardeio israelense em Beirute matou também um chefe de unidade de elite do grupo.

Esse novo bombardeio no Líbano ocorre após uma sequência de ataques atribuídos a Israel no país. Dois deles, geraram uma onda de explosões em equipamentos de comunicação, que causou ao menos 32 mortes e deixou quase 3 mil feridos.

Resposta do Hezbollah

Pouco depois de Beirute ser bombardeada, o Hezbollah confirmou ter atacado uma base de inteligência no norte de Israel com foguetes à qual atribuiu os “assassinatos” no Líbano.

O Hezbollah indicou que atingiu com foguetes Katiusha “o principal quartel-general da inteligência na região norte [de Israel], responsável por assassinatos”, “em resposta aos ataques do inimigo israelense” no sul do Líbano. Os duelos de artilharia na fronteira entre os dois países se intensificaram desde o início da guerra entre Israel e o Hamas em Gaza, há mais de onze meses.

(Com informações de AFP)

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.

CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.

Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo