Mundo
Pedro Castillo é detido após sofrer impeachment no Peru
A oposição acusa o presidente destituído de tentar um golpe de Estado
O presidente destituído do Peru, Pedro Castillo, foi detido em Lima após deixar o Palácio do Governo, nesta quarta-feira 7.
Pouco antes, o Congresso peruano aprovou um pedido de impeachment de Castillo por 101 votos a 6 e 11 abstenções. Ao realizar a votação, o parlamento ignorou um decreto de dissolução editado mais cedo pelo presidente.
Dando cumplimiento a nuestras facultades y atribuciones descritas en el art. 5 de D.L n.° 1267 Ley la Policía Nacional del Perú, efectivos PNP intervien al ex presesidente Pedro Castillo. pic.twitter.com/w5dCD1oBSN
— Policía Nacional del Perú (@PoliciaPeru) December 7, 2022
Em seu pronunciamento oficial, Castillo chamou os congressistas de “racistas”, acusou-os de ter o impeachment como “única agenda” desde a sua posse e defendeu bandeiras como a reforma agrária e o ingresso livre nas universidades.
A oposição, por sua vez, acusa Castillo de tentar um golpe de Estado. Esta é a terceir vez que os parlamentares peruanos aprovam um impeachment desde que ele assumiu o cargo, em julho de 2021.
A vice-presidenta Dina Boluarte classificou o decreto de Castillo como “golpe de Estado que agrava a crise política e institucional” e deve ser assumir o cargo.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.



