Mundo

assine e leia

Passo 1: arrependimento

O Brexit nunca foi tão impopular, mas reatar os laços com a União Europeia ainda é um trajeto longo e difícil

Fim da ilusão. Assombrados pelo desemprego e a queda na renda, efeitos colaterais do Brexit, os britânicos protestam. Daí a voltar à União Europeia, há um longo caminho - Imagem: Justin Tallis/AFP
Apoie Siga-nos no

O Brexit tem três anos e está menos popular que nunca. Hoje, um número maior de britânicos está insatisfeito com os resultados da saída da União Europeia até agora e pessimista sobre os ganhos futuros do que em qualquer ponto do processo. “Rejoin” (Reunir) abriu uma vantagem de dois dígitos sobre continuar fora da UE nas pesquisas que perguntam aos eleitores o que eles escolheriam em um segundo referendo.

Embora os eleitores tenham oscilado contra o Brexit antes, a mudança atual é diferente. Os ganhos anteriores foram impulsionados por aqueles que em 2016 se abstiveram ou eram jovens demais para votar contra o Brexit e por mudanças demográficas que lentamente puxaram o eleitorado numa direção pró-UE. Até agora, a grande maioria dos eleitores a favor de sair ou permanecer manteve as escolhas de junho de 2016. Isso começa a mudar, e são os favoráveis ao Brexit que têm reconsiderado. Um em cada cinco eleitores da saída da UE agora diz que votaria pelo retorno, enquanto a mudança dos defensores da permanência continua muito menor. A balança da opinião pende contra o Brexit, devido às crescentes dúvidas entre os apoiadores originais.

ENTENDA MAIS SOBRE: , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo