Mundo
Parlamento da Ucrânia ratifica acordo ‘histórico’ sobre minerais com EUA
O documento menciona a extração de minerais, petróleo e gás na Ucrânia, mas não inclui garantias de segurança, como Kiev havia solicitado
O Parlamento ucraniano ratificou, nesta quinta-feira (8), o acordo “histórico” com os Estados Unidos sobre a exploração dos recursos naturais do país, assinado após semanas de negociações, anunciou a ministro da Economia de Kiev.
“O Parlamento ucraniano ratificou o acordo histórico de parceria econômica entre a Ucrânia e os Estados Unidos”, afirmou a ministra Yulia Svyrydenko na rede social X.
Ela disse esperar que o pacto acelere a chegada de mais ajuda militar americana para enfrentar a invasão russa, que começou em 2022.
O documento menciona a extração de minerais, petróleo e gás na Ucrânia, mas não inclui garantias de segurança, como Kiev havia solicitado.
O acordo bilateral foi assinado no final de abril, após semanas de tensões entre Kiev e Washington, que culminaram em um confronto verbal entre os presidentes Donald Trump e Volodimir Zelensky no Salão Oval em fevereiro.
2026 já começou
Às vésperas das eleições de 2026, o País volta a encarar um ponto de inflexão: o futuro democrático está novamente em jogo.
A ameaça bolsonarista não foi derrotada, apenas recuou. No Congresso, forças conservadoras seguem ditando o ritmo. Lá fora, o avanço da extrema-direita e os conflitos em Gaza, no Irã e na Ucrânia agravam a instabilidade global.
Se você valoriza o jornalismo crítico, independente e comprometido com a democracia, este é o momento de agir.
Assine ou contribua com o quanto puder.


