Mundo
Parlamento alemão bloqueia entrada de 7 funcionários por vínculos com a extrema-direita
Os funcionários são colaboradores do partido Alternativa para a Alemanha (AfD)
A Câmara Baixa do Parlamento alemão (Bundestag) confirmou nesta sexta-feira 6 que proibiu a entrada no edifício de sete funcionários que, segundo a imprensa local, seriam colaboradores do partido de extrema direita Alternativa para a Alemanha (AfD).
Nos últimos meses, a AfD, atual força de oposição no Bundestag, tem sido acusada por outros partidos de abrigar uma “célula adormecida pró-Rússia” e de fornecer informações sensíveis a Moscou.
“A emissão de um crachá para membros do Parlamento ou funcionários dos grupos parlamentares foi negada em sete casos durante esta legislatura”, declarou à AFP uma porta-voz do Bundestag, referindo-se aos sete funcionários.
“Em outros dois casos, foi negado o acesso aos sistemas informáticos”, acrescentou, sem revelar a identidade dos afetados.
Segundo uma investigação publicada nesta sexta-feira pelo semanário alemão Der Spiegel, trata-se exclusivamente de colaboradores da AfD.
Outros membros do partido teriam sido condenados por incitação ao ódio ou por infrações à legislação sobre armas, informou o veículo.
A emissora pública Bayerischer Rundfunk informou que, ao longo de 2024, a AfD empregava mais de 100 pessoas no Bundestag que, segundo os serviços de inteligência interna da Alemanha, eram extremistas de direita.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há mais de 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.



