Mundo
Para Hamas, ataque de 7/10 foi ‘passo necessário contra conspirações israelenses’
Guerra entre Hamas e Israel se encaminha para o quarto mês após início do conflito em outubro
O movimento islamista palestino Hamas afirmou, neste domingo (21), que o ataque de 7 de outubro que desencadeou a guerra contra Israel foi um “passo necessário”, mas reconheceu que o “caos” levou a “erros” na operação.
Os ataques foram um “passo necessário e uma resposta normal a todas as conspirações israelenses contra o povo palestino”, declarou o grupo em seu primeiro documento sobre o ataque de 7 de outubro, acrescentando que “talvez tenham ocorrido alguns erros durante a operação (…), devido ao colapso rápido da segurança israelense e do sistema militar, e ao caos nas áreas fronteiriças com Gaza”.
2026 já começou
Às vésperas das eleições de 2026, o País volta a encarar um ponto de inflexão: o futuro democrático está novamente em jogo.
A ameaça bolsonarista não foi derrotada, apenas recuou. No Congresso, forças conservadoras seguem ditando o ritmo. Lá fora, o avanço da extrema-direita e os conflitos em Gaza, no Irã e na Ucrânia agravam a instabilidade global.
Se você valoriza o jornalismo crítico, independente e comprometido com a democracia, este é o momento de agir.
Assine ou contribua com o quanto puder.



