Mundo
Paquistão pede que EUA prorrogue o prazo dado ao Irã
Shehbaz Sharif afirmou ser necessário permitir que a diplomacia ‘siga seu curso’
O primeiro-ministro do Paquistão, um mediador-chave da guerra no Oriente Médio, pediu nesta quarta-feira 8 ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que prorrogue por duas semanas o prazo dado ao Irã para a reabertura do Estreito de Ormuz.
“Os esforços diplomáticos com o objetivo de alcançar uma solução pacífica para a guerra no Oriente Médio progridem de forma constante, enérgica e decidida, com a possibilidade de resultados substanciais em um futuro próximo”, ressaltou Shehbaz Sharif na plataforma X.
“Para que a diplomacia siga seu curso, peço ao presidente Trump que prorrogue o prazo por duas semanas”, solicitou o premier, horas antes do fim do prazo, que termina às 20h de Washington (21h de Brasília).
Trump endureceu ainda mais o tom nesta terça-feira, ao ameaçar erradicar “toda uma civilização” se Teerã não reabrir o Estreito de Ormuz. Em sua publicação, Sharif pediu que o Irã abra a passagem estratégica “por um período de duas semanas, como um gesto de boa vontade”.
2026 já começou
Às vésperas das eleições de 2026, o País volta a encarar um ponto de inflexão: o futuro democrático está novamente em jogo.
A ameaça bolsonarista não foi derrotada, apenas recuou. No Congresso, forças conservadoras seguem ditando o ritmo. Lá fora, o avanço da extrema-direita e os conflitos em Gaza, no Irã e na Ucrânia agravam a instabilidade global.
Se você valoriza o jornalismo crítico, independente e comprometido com a democracia, este é o momento de agir.
Assine ou contribua com o quanto puder.
Leia também
‘Uma civilização morrerá’: Ameaça de Trump é ilegal e pode levar toda cadeia de comando ao banco dos réus
Por João Paulo Charleaux
Casa Branca tenta conter especulações sobre uso de armas nucleares no Irã após declarações de Trump e do vice
Por CartaCapital
Papa chama de ‘inaceitável’ ameaça de Trump contra todo o povo do Irã
Por AFP



