Mundo
Papa volta a ter crise respiratória e é colocado em ventilação mecânica, diz novo boletim
O pontífice está internado no Hospital Policlínico Gemelli, em Roma, desde 14 de fevereiro


Internado há duas semanas com um quadro de pneumonia bilateral, o papa Francisco, de 88 anos, teve um ataque isolado de broncoespasmo, o que ocasionou um episódio de vômitos por inalação e um agravamento repentino do quadro respiratório.
“O Santo Padre foi prontamente submetido a uma broncoaspiração e iniciou a ventilação mecânica não invasiva, com uma boa resposta nas trocas gasosas. O Santo Padre permaneceu sempre vigilante e orientado, colaborando nas manobras terapêuticas”, informou boletim do Vaticano divulgado na tarde desta sexta-feira 28. O prognóstico segue reservado.
Mais cedo, o Vaticano havia relatado uma noite “tranquila”. Para o próximo domingo 2, dia tradicional da oração do Angelus, quando o pontífice tradicionalmente surge na Praça São Pedro para falar com fiéis, o texto da oração deve ser publicado, como ocorreu na semana passada, mas ainda sem a presença dele.
Desde a primeira semana de internação, os boletins médicos passaram a descrever a situação como “complexa”, depois da bronquite que levou Francisco ao hospital evoluir para uma infecção polimicrobiana e pneumonia bilateral – quando a doença afeta os dois pulmões. Os novos diagnósticos levaram a uma alteração nos tratamentos.
O pontífice está internado no Hospital Policlínico Gemelli, em Roma, desde 14 de fevereiro. Na noite de quinta-feira, o boletim informou que o Papa continua recebendo oxigênio. Em relação à complexidade do quadro clínico, diz o comunicado, são necessários mais dias de estabilidade clínica para obter o prognóstico.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Papa Francisco sai do estado crítico, mas situação ainda é complexa, informa o Vaticano
Por AFP
Papa Francisco dormiu bem, anuncia Vaticano após duas semanas de internação
Por AFP
Lula faz missa pela saúde do papa no Palácio da Alvorada
Por AFP