Mundo

Papa solicita que COP28 não ceda aos ‘interesses’ de alguns países ou empresas

O pontífice de 86 anos, que sofre de bronquite, foi forçado a cancelar sua viagem à reunião de cúpula anual do clima, que acontece em Dubai

Foto: Filippo Monteforte/POOL/AFP
Apoie Siga-nos no

O papa Francisco pediu nesta quinta-feira 30 aos participantes da COP28 em Dubai que pensem no “bem comum” mais do que “nos interesses contingentes de algum país ou empresa”, segundo uma mensagem publicada na rede social X (ex-Twitter).

“Oxalá que, a intervir, na #COP28 sejam estrategistas capazes de pensar mais no bem comum e no futuro dos seus filhos do que nos interesses contingentes de algum país ou empresa”, escreveu na publicação.

“Possam assim mostrar a nobreza da política, e não a sua vergonha”, acrescentou.

O pontífice de 86 anos, que sofre de bronquite, foi forçado a cancelar sua viagem à reunião de cúpula anual do clima, COP28, que acontece este ano em Dubai.

A Santa Sé será representada pelo número dois do Vaticano, o cardeal Pietro Parolin, secretário de Estado do Vaticano.

O papa argentino fez da defesa do meio ambiente um dos pilares de seu pontificado e deveria ser o primeiro chefe da Igreja Católica a participar nesta cúpula da ONU desde sua criação, em 1995.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo