Papa pede diálogo na Colômbia e defende direito de se manifestar

Violenta repressão do governo de Iván Duque deixou dezenas de mortos

Colombianos protestam contra autoritarismo do governo de Iván Duque. Foto: Luis Robayo/AFP

Colombianos protestam contra autoritarismo do governo de Iván Duque. Foto: Luis Robayo/AFP

Mundo

O papa pediu, neste domingo 23, um “diálogo sério” para encontrar uma saída para a crise social iniciada na Colômbia em 28 de abril, agravada pela repressão policial brutal, e defendeu “o direito de se manifestar pacificamente”.

 

 

“A situação na Colômbia continua sendo preocupante. Nesta solenidade de Pentecostes, rezo para que o querido povo colombiano saiba acolher [o Espírito Santo] de forma que, por meio de um diálogo sério, encontre soluções justas aos diversos problemas que enfrenta, especialmente os mais pobres devido à pandemia”, declarou Francisco durante a oração dominical do Angelus.

O papa pediu também às forças de segurança para “evitarem, por razões humanitárias, comportamentos prejudiciais para a população no exercício de seu direito de se manifestar pacificamente”.

Em meio a uma terceira e mortal onda da pandemia de Covid-19 (a Colômbia totaliza mais de 80 mil mortos), um projeto de aumento de impostos desencadeou manifestações em todo o país, cuja violenta repressão deixou dezenas de mortos.

Junte-se ao grupo de CartaCapital no Telegram

Um minuto, por favor...

Obrigado por ter chegado até aqui. Combater a desinformação, as mentiras e os ataques às instituições custa tempo e dinheiro. Nós, da CartaCapital, temos o compromisso diário de levar até os leitores um jornalismo crítico, alicerçado em dados e fontes confiáveis. Acreditamos que este seja o melhor antídoto contra as fake news e o extremismo que ameaçam a liberdade e a democracia.

Se você acredita no nosso trabalho, junte-se a nós. Apoie, da maneira que puder. Ou assine e tenha acesso ao conteúdo integral de CartaCapital!

Agência de notícias francesa, uma das maiores do mundo. Fundada em 1835, como Agência Havas.

Compartilhar postagem