Mundo

Papa Leão XIV devolve objetos indígenas ao Canadá

Os artigos, que estavam preservados nas coleções etnológicas dos Museus Vaticanos, foram entregues ao presidente da Conferência Canadense de Bispos Católicos

Papa Leão XIV devolve objetos indígenas ao Canadá
Papa Leão XIV devolve objetos indígenas ao Canadá
O Papa Leão XIV. Foto: Filippo MONTEFORTE / AFP
Apoie Siga-nos no

O papa Leão XIV devolveu neste sábado 15 dezenas de artefatos indígenas dos Museus Vaticanos ao Canadá, atendendo a um pedido feito em 2022 ao seu antecessor, Francisco. Os missionários católicos enviaram originalmente os 62 objetos do Canadá para Roma há um século.

Os artigos, que estavam preservados nas coleções etnológicas dos Museus Vaticanos, foram entregues ao presidente da Conferência Canadense de Bispos Católicos (CCCB) em uma audiência no Palácio Apostólico, segundo a Santa Sé.

“Sua Santidade o papa Leão XIV deseja que este presente seja um sinal concreto de diálogo, respeito e fraternidade”, indicou o Vaticano.

Também afirmou que os objetos entregues ao presidente da CCCB, Pierre Goudreault, “testemunham a história do encontro entre a fé e as culturas dos povos indígenas”.

Durante uma “peregrinação penitencial” pelo Canadá em 2022, o papa Francisco ofereceu um pedido de desculpas histórico às comunidades indígenas pelos abusos cometidos durante décadas contra crianças nas escolas católicas, que mais tarde comparou a um “genocídio”.

Durante essa viagem, as comunidades pediram ao Vaticano que devolvesse os objetos de grande valor cultural.

ENTENDA MAIS SOBRE: , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.

CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.

Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo