Mundo
Papa Francisco teve mais uma noite tranquila, informa o Vaticano nesta segunda
No último domingo, o líder católico agradeceu aos profissionais da saúde


O papa Francisco passou “uma noite tranquila”, informou o Vaticano nesta segunda-feira 10, um dia após o pontífice de 88 anos agradecer aos médicos pelo atendimento nas mais de três semanas em que está hospitalizado.
O líder dos quase 1,4 bilhão de católicos no mundo tem mostrado leves sinais de melhora nos últimos dias e parece responder bem ao tratamento contra a pneumonia.
“O papa teve uma noite tranquila, está descansando,” afirma um comunicado do Vaticano.
No domingo, ao meio-dia, o pontífice agradeceu aos profissionais da saúde em sua mensagem dominical do Angelus, que pela quarta semana consecutiva enviou por escrito, ao invés de pronunciá-la no Palácio Apostólico na Praça de São Pedro.
“Irmãos e irmãs, durante a minha longa hospitalização, eu também experimentei o esmero no serviço e a ternura no cuidado, especialmente por parte dos médicos e profissionais de saúde, a quem agradeço do fundo do meu coração”, escreveu ele.
O papa não aparece em público desde que foi internado em 14 de fevereiro no Hospital Gemelli de Roma.
Os médicos não se pronunciaram sobre quanto tempo deve durar a internação, nem sobre o tempo que pode levar a convalescença de Jorge Bergoglio, em pleno “Ano Santo” com milhares de peregrinos em Roma.
A hospitalização, a quarta e mais longa desde 2021, gera preocupação devido aos problemas prévios que debilitaram a saúde de Francisco nos últimos anos: cirurgias no cólon e no abdômen, e dificuldades para caminhar.
E também levanta a questão de sua capacidade de desempenhar suas funções, em particular quando o direito canônico não prevê nenhum dispositivo em caso de um problema grave que possa afetar sua lucidez.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.