Mundo

Papa Francisco tem mais uma noite tranquila, informa o Vaticano

A condição clínica do pontífice é estável

Papa Francisco tem mais uma noite tranquila, informa o Vaticano
Papa Francisco tem mais uma noite tranquila, informa o Vaticano
O papa Francisco. Foto: Tiziana FABI / AFP
Apoie Siga-nos no

O papa Francisco, hospitalizado há três semanas para tratar uma pneumonia dupla, “passou uma noite tranquila e acordou pouco depois das 8h” (4h de Brasília), anunciou o Vaticano em um comunicado divulgado na manhã desta sexta-feira 7.

O pontífice argentino de 88 anos está em condição “estável”, segundo o boletim médico mais recente. Na quinta-feira à noite, pela primeira vez, o Vaticano divulgou uma mensagem de áudio na qual o papa agradece, em espanhol e com voz cansada, as orações por sua saúde.

“Agradeço de todo o coração pelas suas orações pela minha saúde desde a praça, acompanho vocês daqui. Que Deus os abençoe e que a Virgem os cuide. Obrigado”, disse Jorge Bergoglio na mensagem que, segundo o Vaticano, foi gravada na própria quinta-feira.

A mensagem, de 27 segundos, foi divulgada no início da oração do Rosário pela saúde do papa e foi recebida com aplausos de centenas de fiéis reunidos na praça de São Pedro.

“Fiquei impactada ao ouvi-lo tão cansado”, declarou na quinta-feira à AFP Claudia Bianchi, uma fiel italiana de 50 anos. “Mas foi um sinal positivo. Dá esperança saber que ele ainda tem forças para falar e parece que sempre quer estar conosco”, disse Alessandra Dalboni, de 53 anos.

John Maloney, um inglês de 76 anos, não esperava “ouvi-lo tão rapidamente”, considerando as notícias sobre sua saúde. “É um bom sinal que ele realmente seja capaz de falar”, acrescentou o homem, que está em Roma em peregrinação pelo Jubileu.

Francisco não fez nenhuma aparição pública desde 14 de fevereiro, quando foi hospitalizado no hospital Gemelli de Roma.

No hospital, o pontífice alterna o descanso com orações e um pouco de trabalho. Durante a noite, uma máscara de oxigênio o ajuda a respirar, equipamento que troca por cânulas nasais de alto fluxo durante o dia.

Os médicos ainda não se pronunciaram sobre quanto tempo vai durar a internação e não fizeram comentários sobre o período de convalescença.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.

CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.

Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo