Mundo
Papa Francisco pede fim dos ‘atos de violência’ no Peru
A onda de protestos para exigir a renúncia da presidente peruana, Dina Boluarte, começou no início de dezembro e já deixou 46 mortos


O Papa Francisco pediu, neste domingo 22, para rezar pelo fim dos “atos de violência no Peru“, que vive uma profunda crise política devido aos protestos contra o governo, que já deixaram 46 mortos.
“Peço-lhes que rezem para que cessem os atos de violência no Peru”, disse o pontífice, após a oração do Angelus na Praça de São Pedro, em no Vaticano.
“Me uno aos bispos peruanos para dizer: ‘Não à violência, venha ela de onde vier, chega de mortes'”, afirmou o Papa, pronunciando a última parte em espanhol.
A onda de protestos para exigir a renúncia da presidente peruana, Dina Boluarte, começou no início de dezembro e já deixou 46 mortos, obrigando o governo a impor estado de emergência em algumas regiões.
Os distúrbios tiveram início após após a destituição e detenção do presidente de esquerda Pedro Castillo, em 7 de dezembro. Ele foi acusado de tentar um golpe de Estado, ao querer dissolver o Congresso, controlado pela direita, que estava a ponto de destituí-lo do poder por suspeita de corrupção.
“Encorajo todas as partes envolvidas a embarcar no caminho do diálogo entre irmãos da mesma nação, no pleno respeito pelos direitos humanos e pelo Estado de direito”, disse o papa.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Deputada solicita informações sobre a exportação de munições para o Peru
Por André Lucena
Protestos não dão trégua em crise que já soma 45 mortes no Peru
Por AFP
Novos documentos confidenciais são encontrados na residência de Biden
Por AFP
Embaixador confirma visita do primeiro-ministro alemão ao Brasil no dia 30
Por André Lucena