Mundo
Papa critica pessoas que viajam para escapar de quarentena: ‘Não pensam nos que ficam’
‘Não sabemos o que 2021 nos reserva, mas podemos nos esforçar um pouco mais para cuidar uns dos outros’, disse o pontífice
O Papa Francisco repudiou neste domingo 3 as pessoas que viajam para fugir de medidas de restrição adotadas para conter a disseminação da Covid-19. Segundo o pontífice, é necessário mostrar consciência sobre o sofrimento dos outros.
“Eles não pensaram nos que estavam ficando em casa, nos problemas econômicos de muitas pessoas que foram duramente atingidas pelas restrições, nos doentes. (Pensaram) apenas em ir de férias e se divertir”, declarou o Papa após sua bênção semanal.
“Isso realmente me entristeceu”, completou Francisco.
Antes de entrar no assunto, o Papa revelou ter lido em jornais as notícias sobre as pessoas que buscam diversão em lugares com menos restrições à circulação.
“Não sabemos o que 2021 nos reserva, mas o que todos nós podemos fazer juntos é nos esforçarmos um pouco mais para cuidar uns dos outros. Existe a tentação de cuidar apenas de nossos próprios interesses”, afirmou ainda Francisco.
Segundo monitoramento da Universidade Johns Hopkins, dos Estados Unidos, o mundo registrava na manhã deste domingo mais de 1,8 milhão de mortes por Covid-19 e mais de 84,6 milhões de casos confirmados da doença.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.


