Mundo
Papa critica ‘espiral da morte’ no Oriente Médio
Ele citou o ataque do exército israelense contra um campo de refugiados palestinos na Cisjordânia e o atentado executado por um palestino diante de uma sinagoga em Jerusalém
O papa Francisco criticou neste domingo o aumento da violência no Oriente Médio e pediu às duas partes partes do conflito palestino-israelense que iniciem uma “busca sincera da paz”.
“A espiral da morte que aumenta dia a dia não faz mais do que apagar os poucos vislumbres de confiança que existem entre os dois povos”, disse o pontífice após sua tradicional oração do Ângelus na Praça de São Pedro.
Ele citou o ataque do exército israelense na quinta-feira contra um campo de refugiados palestinos na Cisjordânia, no qual morreram 10 pessoas, e o atentado executado na sexta-feira por um palestino diante de uma sinagoga em Jerusalém, que deixou sete mortos.
“Desde o início do ano, dezenas de palestinos morreram em confrontos com o exército israelense”, acrescentou.
O papa Francisco pediu “aos dois governos e à comunidade internacional que encontrem sem demora outros caminhos, incluindo o diálogo e a busca sincera da paz”.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também
‘Ser homossexual não é crime’, diz papa Francisco
Por CartaCapital
Papa Francisco pede fim dos ‘atos de violência’ no Peru
Por AFP
Novo ataque em Jerusalém Oriental após tiroteio diante de sinagoga
Por AFP
Ataque em sinagoga de Jerusalém Oriental deixa 7 mortos
Por AFP



