Mundo
Palestinos do norte de Gaza vivem ‘horrores indescritíveis’, denuncia ONU
Desde o começo da guerra, já morreram 42.519 palestinos em Gaza
Os palestinos que enfrentam uma operação militar israelense no norte da Faixa de Gaza estão “suportando horrores indescritíveis”, afirmou neste sábado 19 a chefe interina do Escritório da ONU para a Coordenação de Assuntos Humanitários (Ocha), Joyce Msuya.
“Notícias assustadoras do norte de Gaza, onde os palestinos continuam suportando horrores indescritíveis sob o cerco das forças israelenses. Essas atrocidades devem cessar”, escreveu Msuya na rede social X.
Israel lançou no início do mês uma nova operação militar no norte de Gaza, alegando que o movimento islamista Hamas estavam se reagrupando na área. Mais de 400 pessoas morreram nesta região desde o início da operação, segundo fontes médicas locais.
O movimento islamista palestino, que governa Gaza desde 2007, se encontra enfraquecido após um ano de guerra e o assassinato na quarta-feira de seu líder, Yahya Sinwar.
A guerra em Gaza começou após a incursão, em 7 de outubro de 2023, de combatentes que mataram 1.206 pessoas no sul de Israel, em sua maioria civis, e tomaram 251 reféns, 97 dos quais ainda estão em cativeiro, segundo contagens da AFP baseadas em dados oficiais israelenses.
Na ofensiva de represália israelense contra Gaza, um território de 2,4 milhões de habitantes antes da guerra, morreram 42.519 palestinos, segundo dados do Ministério da Saúde do governo do Hamas, considerados confiáveis pela ONU.
(Com informações da AFP).
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há mais de 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também
Ministério da Saúde de Gaza reporta 42.519 mortos desde o início da guerra
Por CartaCapital
Presidenta do México defende solução de dois Estados para conflito em Gaza
Por AFP
ONU denuncia ‘piores restrições’ à ajuda humanitária em Gaza desde início da guerra
Por AFP



