Países da União Europeia ratificam o acordo do Brexit

Acordo entrará em vigor no momento em que o Reino Unido sair da UE, em 31 de janeiro de 2020 às 23 horas GMT (20 horas de Brasília)

Foto: Tolga AKMEN/AFP

Foto: Tolga AKMEN/AFP

Mundo

Os países da União Europeia (UE) ratificaram nesta quinta-feira 30 por escrito o acordo do Brexit, completando assim o procedimento no bloco, na véspera da saída do Reino Unido.

“O acordo entrará em vigor no momento em que o Reino Unido sair da UE, em 31 de janeiro de 2020 às 23 horas GMT (20 horas de Brasília)”, informa o Conselho da UE em um comunicado após a ratificação.

Os britânicos devem seguir respeitando as normas europeias até o fim do ano, um período de transição durante o qual Londres e Bruxelas deverão negociar sua futura relação comercial.

O Brexit encerrará 47 anos de adesão britânica. A comissária europeia para a Concorrência, a dinamarquesa Margrethe Vestager, afirmou nesta quinta-feira que sentirá falta do “senso de humor britânico, assim como de sua cultura”.

Junte-se ao grupo de CartaCapital no Telegram

Um minuto, por favor...

Obrigado por ter chegado até aqui. Combater a desinformação, as mentiras e os ataques às instituições custa tempo e dinheiro. Nós, da CartaCapital, temos o compromisso diário de levar até os leitores um jornalismo crítico, alicerçado em dados e fontes confiáveis. Acreditamos que este seja o melhor antídoto contra as fake news e o extremismo que ameaçam a liberdade e a democracia.

Se você acredita no nosso trabalho, junte-se a nós. Apoie, da maneira que puder. Ou assine e tenha acesso ao conteúdo integral de CartaCapital!

Agência de notícias francesa, uma das maiores do mundo. Fundada em 1835, como Agência Havas.

Compartilhar postagem