Mundo
Países da União Europeia ratificam o acordo do Brexit
Acordo entrará em vigor no momento em que o Reino Unido sair da UE, em 31 de janeiro de 2020 às 23 horas GMT (20 horas de Brasília)


Os países da União Europeia (UE) ratificaram nesta quinta-feira 30 por escrito o acordo do Brexit, completando assim o procedimento no bloco, na véspera da saída do Reino Unido.
“O acordo entrará em vigor no momento em que o Reino Unido sair da UE, em 31 de janeiro de 2020 às 23 horas GMT (20 horas de Brasília)”, informa o Conselho da UE em um comunicado após a ratificação.
Os britânicos devem seguir respeitando as normas europeias até o fim do ano, um período de transição durante o qual Londres e Bruxelas deverão negociar sua futura relação comercial.
O Brexit encerrará 47 anos de adesão britânica. A comissária europeia para a Concorrência, a dinamarquesa Margrethe Vestager, afirmou nesta quinta-feira que sentirá falta do “senso de humor britânico, assim como de sua cultura”.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.