Mundo

OMS: novo coronavírus é ‘ameaça muito grave’ para o mundo

O vírus já deixou 1.011 mortos

Coronavírus na China. Foto: CHARLY TRIBALLEAU / AFP
Apoie Siga-nos no

O diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus, advertiu nesta terça-feira 11 que o novo coronavírus representa uma “ameaça muito grave” para o mundo, ao inaugurar uma conferência de combate à epidemia.

“Com 99% dos casos na China, (a epidemia) continua constituindo uma verdadeira emergência para este país, mas também é uma ameaça muito grave para o resto do mundo”, afirmou Adhanom Ghebreyesus em Genebra.

O novo coronavírus, que já deixou 1.011 mortos no país. Em sua atualização diária, a comissão de saúde da província de Hubei, indicou que foram 103 novos falecimentos e confirmou outros 2.097 novos casos na província central da China, em cuja capital, Wuhan, o surto surgiu em dezembro.

Na China continental, agora há pelo menos 42.200 pessoas infectadas pelo vírus, que cientistas suspeitam que surgiu no fim de 2019 em um mercado de frutos do mar e carnes de animais selvagens em  Wuhan.

Nesta segunda-feira, pela primeira vez o presidente chinês Xi Jinping apareceu em público com uma máscara de proteção e teve a temperatura controlada, como acontece diariamente com milhões de chineses.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo