Mundo

OMS afirma que desnutrição está chegando a ‘níveis alarmantes’ em Gaza

Quase uma em cada cinco crianças com menos de cinco anos na Cidade de Gaza sofre agora de desnutrição aguda, segundo a OMS

OMS afirma que desnutrição está chegando a ‘níveis alarmantes’ em Gaza
OMS afirma que desnutrição está chegando a ‘níveis alarmantes’ em Gaza
A fome se tornou uma cruel realidade para os habitantes de Gaza. Foto: Omar AL-QATTAA / AFP
Apoie Siga-nos no

Os níveis de desnutrição estão chegando a “níveis alarmantes” na Faixa de Gaza, alertou a Organização Mundial da Saúde (OMS) neste domingo 27, afirmando que o “bloqueio deliberado” de ajuda era totalmente evitável e custou muitas vidas.

“A desnutrição segue uma trajetória perigosa na Faixa de Gaza, marcada por um aumento nas mortes em julho”, indicou a OMS em um comunicado.

Dos 74 óbitos relacionados à desnutrição registrados em 2025, 63 ocorreram em julho, incluindo 24 menores de cinco anos, uma criança com mais de cinco anos e 38 adultos, segundo a organização.

“A maioria dessas pessoas foi declarada morta ao chegar aos centros de saúde ou faleceu pouco depois, com sinais evidentes de emagrecimento grave em seus corpos”, assegurou a agência da ONU.

“A crise continua sendo totalmente evitável. O bloqueio e o atraso deliberados da ajuda alimentar, sanitária e humanitária em grande escala custaram muitas vidas”, acrescentou.

Quase uma em cada cinco crianças com menos de cinco anos na Cidade de Gaza sofre agora de desnutrição aguda, segundo a OMS, que cita seus parceiros do Nutrition Cluster.

A agência afirmou que a porcentagem de crianças entre seis e 59 meses que sofrem de desnutrição aguda triplicou na cidade desde junho, tornando-a a área mais afetada do território palestino.

Em Khan Yunis e no centro de Gaza, essas taxas dobraram em menos de um mês, acrescentou.

“É provável que esses números estejam subestimados devido às graves restrições de acesso e segurança que impedem muitas famílias de chegar aos centros de saúde”, segundo a OMS.

Israel iniciou no domingo uma “pausa tática” parcial nos confrontos para permitir que a ONU e as agências de ajuda humanitária enfrentem uma crise alimentar cada vez mais grave.

A OMS pediu para “inundar” a Faixa de Gaza com alimentos variados e nutritivos, além de equipamentos médicos e remédios.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

2026 já começou

Às vésperas das eleições de 2026, o País volta a encarar um ponto de inflexão: o futuro democrático está novamente em jogo.

A ameaça bolsonarista não foi derrotada, apenas recuou. No Congresso, forças conservadoras seguem ditando o ritmo. Lá fora, o avanço da extrema-direita e os conflitos em Gaza, no Irã e na Ucrânia agravam a instabilidade global.

Se você valoriza o jornalismo crítico, independente e comprometido com a democracia, este é o momento de agir.

Assine ou contribua com o quanto puder.

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo