Mundo
Ocidente deve se preparar para guerra longa na Ucrânia, diz chefe da Otan
‘O que vemos é que a guerra se transformou em uma guerra de exaustão’, disse Jens Stoltenberg a jornalistas
O Ocidente deve se preparar para uma longa guerra de exaustão na Ucrânia, advertiu nesta quinta-feira 2 o chefe da Otan, Jens Stoltenberg, após conversar com o presidente americano, Joe Biden, na Casa Branca. “Devemos nos preparar para o longo prazo“, afirmou.
Stoltenberg viajou à capital americana para preparar a cúpula da Otan, prevista de 28 a 30 de junho em Madri. “O que vemos é que a guerra se transformou em uma guerra de exaustão”, disse o secretário-geral a jornalistas.
A guerra na Ucrânia “poderia terminar amanhã se a Rússia encerrasse sua agressão”, declarou na quarta-feira o secretário-geral da Otan durante uma coletiva de imprensa ao lado do chefe da diplomacia americana, Antony Blinken. No entanto, “não vemos nenhum sinal nesta direção” neste momento, acrescentou.
A ofensiva russa na Ucrânia vai durar ainda “muitos meses”, advertiu Blinken. Desde o início da invasão, as tropas russas tomaram o controle de regiões do sul- a maior parte de Kherson e uma parte de Zaporizhzhia – e avançou lentamente no Donbass, em especial na tomada de Mariupol (sudeste).
2026 já começou
Às vésperas das eleições de 2026, o País volta a encarar um ponto de inflexão: o futuro democrático está novamente em jogo.
A ameaça bolsonarista não foi derrotada, apenas recuou. No Congresso, forças conservadoras seguem ditando o ritmo. Lá fora, o avanço da extrema-direita e os conflitos em Gaza, no Irã e na Ucrânia agravam a instabilidade global.
Se você valoriza o jornalismo crítico, independente e comprometido com a democracia, este é o momento de agir.
Assine ou contribua com o quanto puder.



