Mundo
O recado de Trump sobre o ‘domínio dos EUA’ na América Latina
Declaração é após a operação militar que resultou na captura do líder venezuelano Nicolás Maduro
O presidente Donald Trump afirmou neste sábado 3 que “o domínio dos Estados Unidos na América Latina nunca mais será questionado”, após a operação militar que resultou na captura do líder venezuelano Nicolás Maduro e de sua esposa.
“De acordo com nossa nova estratégia de segurança nacional, o domínio dos Estados Unidos na América Latina nunca mais será questionado”, assegurou Trump em coletiva de imprensa em sua residência em Mar-a-Lago, na Flórida.
“A Venezuela protegia cada vez mais adversários estrangeiros em nossa região e adquiria armas ofensivas ameaçadoras que poderiam pôr em risco os interesses e vidas dos Estados Unidos”, declarou, para justificar o audacioso ataque.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.



