Mundo
O que se sabe sobre o caso do brasileiro preso após fugir do ICE nos EUA
O episódio ocorreu no início de junho e envolve Ernando Elias Orelio, de 38 anos
O Departamento de Justiça dos Estados Unidos anunciou a prisão de um brasileiro que tentou escapar do Serviço de Imigração e Controle Aduaneiro, o ICE. O caso ocorreu no início de junho e envolve Ernando Elias Orelio, de 38 anos.
Em 31 maio, o ICE foi notificado sobre a prisão de Orelio pelo Departamento de Polícia de Watervliet, no condado de Albany, em Nova York, sob a acusação de invasão de propriedade e agressão.
No dia seguinte, o brasileiro foi conduzido pelo ICE ao Centro Federal de Detenção de Buffalo, por não ter status imigratório legal nos Estados Unidos. Orelio ficaria detido na unidade enquanto aguardava os procedimentos de deportação.
Em 7 de junho, no entanto, funcionários do local alertaram o Departamento de Segurança Interna dos EUA sobre a fuga do brasileiro. Um relato de outro detento aponta que Orielio subiu uma cerca e conseguiu chegar a um telhado. Ao verificarem a cela e o pátio do centro de detenção, os agentes americanos não encontraram o homem.
“O agente, então, foi até o telhado e localizou Orelio, que pulou para o chão e fugiu a pé”, descreveu o Departamento de Justiça, em nota. Apesar da fuga momentânea, o brasileiro foi capturado pouco depois em uma “área arborizada”, de acordo com as autoridades.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há mais de 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também
ExxonMobil pode processar Cuba por US$ 1 bilhão, decide Supremo dos EUA
Por AFP
Delegação do governo taleban negocia com UE a repatriação de afegãos
Por AFP
Brexit completa 10 anos em meio a dúvidas da população britânica
Por AFP



