Mundo

O novo episódio de tensão entre Israel e Hezbollah no Líbano

O grupo armado pró-iraniano passou a pregar ‘resistência’ após oito dos seus membros serem mortos por disparos israelenses no leste do país

O novo episódio de tensão entre Israel e Hezbollah no Líbano
O novo episódio de tensão entre Israel e Hezbollah no Líbano
Membros do Hezbollah enterram combatentes mortos por Israel no Líbano. O grupo prometeu resposta ao ataque. Foto: AFP
Apoie Siga-nos no

Um alto funcionário do Hezbollah pediu “resistência” neste sábado 21, descrevendo-a como a única opção para o grupo armado pró-iraniano após oito de seus membros morrerem em ataques israelenses no leste do Líbano.

Os bombardeios israelenses são comuns no país, apesar do cessar-fogo que pôs fim à guerra entre Israel e o Hezbollah em novembro de 2024. O Exército israelense afirma estar atacando o movimento pró-iraniano, que acusa de se rearmar, e seu aliado palestino Hamas.

O governo libanês prometeu desarmar o Hezbollah, mas Israel insiste que se reserva o direito de se defender.

Na sexta-feira, o Exército israelense alegou ter atacado centros de comando do Hezbollah no leste do Líbano e alvos ligados ao grupo palestino Hamas no sul.

O Hezbollah relatou a morte de oito de seus combatentes. O Ministério da Saúde libanês registrou 10 mortes no leste e duas no sul.

“O que aconteceu ontem no Vale do Bekaa é mais um massacre e mais um ato de agressão”, declarou Mahmud Qamati, vice-presidente do gabinete político do movimento, em um discurso proferido em Beirute e transmitido pela rede de televisão Al Manar, do Hezbollah.

“Que outra opção temos para nos defender (…), para defender nossa terra, para defender nossa pátria? Que outra opção temos além da resistência? Não temos outra”, acrescentou.

No local, um jornalista da AFP viu uma escavadeira removendo escombros e destroços de um prédio na área residencial onde, segundo uma fonte do movimento, os membros mortos no ataque estavam reunidos.

Os funerais de dois deles, incluindo o comandante Hussein Mohamad Yaghi, aconteceram na cidade vizinha de Baalbek. Centenas de pessoas compareceram, agitando bandeiras do Hezbollah.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.

O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.

Estamos aqui, há mais de 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.

Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo