Mundo

assine e leia

O jardim de uma igreja expõe os tenebrosos segredos do massacre de Bucha

Imagens de satélite da vala comum na Igreja de Santo André Apóstolo mostram uma verdade irrefutável às mentiras do Kremlin

Cena macabra. Estima-se que 150 civis foram sepultados no jardim de uma igreja - Imagem: Genya Savilov/AFP e Ronaldo Schemidt/AFP
Apoie Siga-nos no

Às vezes, os mortos têm mais a dizer do que os vivos. Aqueles que estão sob a terra macia e amarelada ao redor da Igreja de Santo André Apóstolo, na cidade ucraniana de Bucha, têm muitas histórias terríveis para contar. Em uma vala comum profunda, um antebraço e uma mão, com as pontas dos dedos quase pretas, jaziam sob um pé em um ângulo repugnante; o braço de outro homem parecia cavar para fora do solo remexido, tentando escapar do seu destino.

Na manhã de sexta-feira 8, uma equipe de investigadores forenses de Kiev chegou ao local para começar a documentar o terror infligido a civis por tropas russas durante a invasão ordenada há seis semanas por Moscou. Eles amarraram uma porta a uma escavadeira municipal para fazer uma maca improvisada e começaram a trabalhar. Todas as pessoas que eles descobriram haviam morrido violentamente. Em um homem faltava um grande pedaço do crânio. Outro corpo estava tão gravemente queimado que apenas sua cabeça e metade do torso permaneciam, o branco dos olhos oculto pela carne carbonizada. Uma pessoa parecia ter sido decapitada.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo