Mundo

Número de refugiados ucranianos aumentou em 200 mil em 24 horas

De acordo com o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados 874.026 pessoas fugiram da Ucrânia para países vizinhos nos últimos sete dias

Número de refugiados ucranianos aumentou em 200 mil em 24 horas
Número de refugiados ucranianos aumentou em 200 mil em 24 horas
Refugiados saem da Ucrânia em direção à Hungria. Foto: Attila KISBENEDEK / AFP
Apoie Siga-nos no

O número de refugiados ucranianos em países vizinhos aumentou em 200 mil pessoas em 24 horas, de acordo com os últimos números da ONU divulgados nesta quarta-feira (2), elevando o total para 874 mil desde o início da invasão russa da Ucrânia.

A Ucrânia faz fronteira com sete países: Rússia ao norte e leste, Belarus ao norte, Polônia e Eslováquia a oeste e Romênia, Hungria e Moldávia a sudoeste.

Cerca de 874.000 refugiados 

De acordo com o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR), os últimos dados disponíveis mostravam que 874.026 pessoas fugiram da Ucrânia para países vizinhos nos últimos sete dias.

Esses números incluem o território controlado por Kiev, com mais de 37 milhões de habitantes, mas não a península da Crimeia anexada pela Rússia em 2014 ou as duas áreas nas mãos de separatistas pró-russos no leste do país.

Polônia

A Polônia recebeu mais da metade dos refugiados, um total de 453.982 pessoas, segundo a ONU.

Na Polônia, onde 1,5 milhão de ucranianos já viviam antes da ofensiva russa, as pessoas se organizam nas redes sociais para arrecadar dinheiro e remédios e também oferecer moradia, alimentação, trabalho ou transporte gratuitos aos refugiados.

Hungria

A Hungria recebeu 116.348 refugiados, disse um responsável.

O país tem cinco postos de fronteira com a Ucrânia e várias cidades vizinhas, como Zahony, disponibilizaram prédios públicos para acomodar os ucranianos.

Moldávia

Um total de 79.315 refugiados chegaram ao território moldavo até esta quarta-feira.

Romênia

O ACNUR contabilizou cerca de 44.540 refugiados da Ucrânia. Dois acampamentos foram montados, um em Sighetul e outro em Siret.

Eslováquia

Cerca de 67.000 ucranianos viajaram para a Eslováquia desde quinta-feira diante da ameaça de guerra, segundo o ACNUR.

Outros países

A agência da ONU também especificou que 69.600 pessoas se refugiaram em outros países europeus, mais distantes das fronteiras de seu país, como a República Tcheca (20.000 refugiados).

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.

CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.

Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo