Mundo

Número de mortos em Honduras por ciclone Eta sobe para 23

Ciclone avança à Cuba e EUA

Homem em meio a alagamento causado por ciclone (Foto; Orlando Sierra)
Apoie Siga-nos no

As chuvas torrenciais provocadas pelo ciclone Eta deixaram 23 mortos em Honduras. O país sofreu fortes enchentes no norte e noroeste de seu território, informaram as autoridades neste sábado 07.

O número de vítimas subiu após o registro de 10 mortes na sexta-feira, conforme as operações de resgate alcançaram as áreas atingidas, indicou a Comissão Permanente de Contingência (Copeco).

Um relatório da Copeco detalhou que cerca de 16.400 pessoas foram resgatadas por salva-vidas com 52 barcos e oito helicópteros da Força Aérea de Honduras e da Força-Tarefa Conjunta Bravo dos Estados Unidos, com base em Palmerola (centro).

A agência anunciou que neste sábado quatro helicópteros enviados pela Guatemala se juntaram aos esforços de resgate. Cerca de 50.000 socorristas ainda estavam trabalhando neste sábado para salvar as pessoas presas em suas casas inundadas.

Homem em cima de telhado observa cenário caótico após passagem do ciclone (Foto: Orlando SIERRA / AFP)

A “zona zero” foi declarada no norte do Vale do Sula, nos arredores de San Pedro Sula, a segunda cidade do país, onde o aeroporto internacional ficou coberto por água.

Inundações foram registradas nos rios Ulúa, Chamelecón e Humuya, além de pequenos afluentes que transbordaram para formar um imenso lago no Vale do Sula.

A Copeco acrescentou que mais de 1,7 milhão de pessoas e 1.072 casas foram afetadas e mais de 9.000 pessoas transferidas para abrigos. Além disso, 21 pontes foram destruídas e 24 danificadas.

Autoridades panamenhas procuravam 29 pessoas desaparecidas na província de Chiriquí, na fronteira com a Costa Rica, onde cinco pessoas morreram nas enchentes e deslizamentos de terra deixados pelo Eta.

Ciclone avança à Cuba e EUA

Depois de atingir a América Central como um furacão e deixar mais de 150 mortos e extensos danos, o Eta seguia para Cuba e Flórida.

De acordo com o Instituto de Meteorologia, o Eta estava ao meio-dia “55 quilômetros ao norte de Grand Cayman e 260 quilômetros ao sul-sudoeste de Trinidad, Sancti Spíritus (Cuba).

“Eta está se movendo rapidamente para leste-nordeste a uma taxa de 28 quilômetros por hora “, com ventos de até 80 km / h.

“Espera-se uma intensificação gradual à medida que se aproxima do sul da região centro de Cuba esta noite (sábado), aumentando as chuvas em grande parte do arquipélago, que podem ser fortes e intensas, mesmo em áreas distantes do centro”, alertou a Defesa Civil.

ENTENDA MAIS SOBRE: , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo