Mundo

Número de mortes por terremoto nas Filipinas sobe para 72

Os terremotos são frequentes no país, localizado no ‘Círculo de Fogo do Pacífico’, uma área de intensa atividade sísmica

Número de mortes por terremoto nas Filipinas sobe para 72
Número de mortes por terremoto nas Filipinas sobe para 72
Um terremoto atingiu as Filipinas. Foto: Ted ALJIBE / AFP
Apoie Siga-nos no

O número de mortes provocadas pelo terremoto que afetou a região central das Filipinas no início da semana subiu para 72, informaram as equipes de emergência nesta quinta-feira 2, enquanto as autoridades concentram as atenções nas centenas de feridos e milhares de pessoas que perderam suas casas.

Bombeiros e equipes de resgate retiraram na noite de quarta-feira os corpos de uma mulher e seu filho dos escombros de um hotel que desabou na cidade de Bogo, perto do epicentro do terremoto de 6,9 graus de magnitude registrado na terça-feira.

O corpo de outra mulher foi recuperado no mesmo local no início da manhã.

O governo informou que 294 pessoas ficaram feridas e cerca de 20 mil fugiram de suas casas.

Residências sofreram danos ao norte da ilha de Cebu, onde muitas pessoas dormiram nas ruas devido às centenas de tremores secundários registrados.

A governadora da província de Cebu, Pamela Baricuatro, pediu ajuda para as milhares de pessoas que precisam de água potável, alimentos, roupas e moradia temporária, além de voluntários para organizar e distribuir a ajuda.

“Muitas casas foram destruídas e muitas famílias precisam de ajuda para se recuperar (…). Precisam da nossa ajuda, orações e apoio”, publicou a governadora no Facebook.

O presidente Ferdinand Marcos viajou para Cebu nesta quinta-feira para inspecionar os danos e coordenar a assistência.

As operações de busca e resgate pareciam estar chegando ao fim nesta quinta-feira em Bogo.

“Todos os que foram relatados como desaparecidos foram encontrados”, disse à AFP o bombeiro Liewellyn Lee Quino.

Os terremotos são frequentes nas Filipinas, país localizado no ‘Círculo de Fogo do Pacífico’, uma área de intensa atividade sísmica que se estende do Japão até o Sudeste Asiático e atravessa a bacia do oceano.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.

CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.

Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo