Mundo
Novo administrador de Gaza anuncia reabertura da passagem de Rafah na próxima semana
Ex-vice-ministro da Autoridade Palestina, Ali Shaath foi nomeado para chefiar um comitê de 15 pessoas que vão administrar o território
A passagem de Rafah, entre o Egito e a Faixa de Gaza, será reaberta “em ambos os sentidos” na próxima semana, anunciou nesta quinta-feira 22 o recém-nomeado administrador do território palestino, durante o lançamento do Conselho de Paz do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.
O próprio Trump havia anunciado a reabertura da passagem em outubro, mas ela permaneceu fechada até agora.
“Tenho o prazer de anunciar que a passagem de Rafah será aberta na próxima semana em ambos os sentidos”, disse Ali Shaath, ex-vice-ministro da Autoridade Palestina, no Fórum Econômico Mundial em Davos, na Suíça.
“Para os palestinos em Gaza, Rafah é mais do que uma porta de entrada; é uma tábua de salvação e um símbolo de oportunidade. A abertura de Rafah indica que Gaza não está mais fechada para o futuro e para o mundo”, acrescentou Shaath.
Como parte do plano de cessar-fogo, Shaath foi nomeado para chefiar um comitê de 15 tecnocratas palestinos que supervisionará a administração de Gaza.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.



