Mundo

Nova Zelândia legaliza o casamento homossexual

Nesta quarta-feira 17, a Nova Zelândia passou a integrar o time de países em que o matrimônio homossexual é legal. Ao todo, 13 países já permitem casamentos entre pessoas do mesmo sexo

Nova Zelândia legaliza o casamento homossexual
Nova Zelândia legaliza o casamento homossexual
A Nova Zelândia já autorizava as uniões civis desde 2005. Foto: ©afp.com / Pedro Armestre
Apoie Siga-nos no

WELLINGTON (AFP) – A Nova Zelândia se tornou nesta quarta-feira 17 o 13º país do mundo, o primeiro da região Ásia Pacífico, a legalizar o matrimônio homossexual.

A nova lei, que altera a legislação que vigorava no país desde 1955, foi aprovada pela Câmara dos Deputados nesta quarta-feira, 27 anos depois da descriminalização da homossexualidade.

Desde 2005, a Nova Zelândia já autorizava as uniões civis entre homossexuais.

A reforma da lei, apoiada pelo primeiro-ministro de centro-direita John Key, foi apresentada por Louisa Wall, deputada homossexual do Partido Trabalhista, o principal da oposição.

“A lei considerava os neozelandeses homossexuais como seres inferiores aos seres humanos, e aos demais cidadãos. Este texto permite garantir que o Estado não discrimine nenhuma categoria da população em função de sua orientação sexual”, disse a deputada.

O texto enfrentou uma forte oposição, principalmente do grupo Family First, que acusa os políticos de fragilizar a instituição tradicional do matrimônio sob a pressão dos ativistas a favor do casamento entre homossexuais.

Casamento gay no mundo


Ao todo, treze países autorizam o casamento entre pessoas do mesmo sexo, segundo a ONG Human Right Watch (HRW). A Dinamarca foi o primeiro a autorizar as uniões civis entre pessoas do mesmo sexo, já em 1989. A Austrália, país vizinho da Nova Zelândia, aprovou o casamento entre homossexuais em setembro do ano passado.

O Uruguai entrou neste grupo de países no início do mês e é o segundo país latino-americano, ao lado da Argentina, a legalizar o matrimônio homossexual.

Atualmente, os deputados franceses debatem um projeto de lei para legalizar o casamento entre pessoas do mesmo sexo, assim como a adoção, uma medida que enfrenta forte oposição de parte da população.

Leia mais em AFP Movel.

ENTENDA MAIS SOBRE: ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.

CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.

Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo