Mundo

Nova flotilha parte da Turquia rumo a Gaza

A Global Sumud Flotilla será a terceira iniciativa do tipo em um ano em busca de romper o bloqueio israelense ao enclave

Nova flotilha parte da Turquia rumo a Gaza
Nova flotilha parte da Turquia rumo a Gaza
Embarcações que faziam parte da flotilha interceptada pelos israelenses, em foto de 12 de abril em Barcelona (Espanha) – foto: Josep Lago/AFP
Apoie Siga-nos no

Dezenas de barcos partiram nesta quinta-feira 14 do sudoeste da Turquia como parte de uma flotilha de ajuda humanitária rumo a Gaza, informou um dos organizadores à AFP.

“Cerca de 50 barcos partiram de Marmaris há cerca de uma hora”, disse Gorkem Duru, integrante da filial turca do grupo ativista Global Sumud Flotilla.

“Eles serão acompanhados por quatro ou cinco navios da Coalizão da Flotilha da Liberdade em águas internacionais. Estão navegando agora em direção a Gaza”, acrescentou.

A Global Sumud Flotilla será a terceira iniciativa desse tipo em um ano em busca de romper o bloqueio israelense a Gaza, que sofre com a escassez de alimentos, água, medicamentos e combustível desde o início da guerra entre Israel e o Hamas, em outubro de 2023.

A segunda dessas flotilhas foi interceptada por forças israelenses em águas internacionais, na costa da Grécia, em 30 de abril, e a maioria dos ativistas foi levada para a Europa.

No entanto, Israel deteve dois membros da tripulação por 10 dias: o brasileiro Thiago Ávila e Saif Abu Keshek, de origem palestina e nacionalidade espanhola; eles foram posteriormente expulsos.

Espanha, Brasil e as Nações Unidas exigiram a libertação imediata dos ativistas, e organizações de direitos humanos afirmaram que as detenções eram ilegais e que os homens sofreram abusos enquanto estavam sob custódia israelense.

As autoridades israelenses negaram as denúncias de abuso e não apresentaram acusações formais contra os ativistas.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.

O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.

Estamos aqui, há mais de 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.

Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo